A postura ideal envolve uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, além de conduzir à eficiência máxima do corpo. A avaliação postural computadorizada tem o objetivo de analisar de forma quantitativa e qualitativa as estruturas corporais na postura ereta. Nela, são colocados marcadores em pontos anatômicos específicos e capturadas imagens digitais em diferentes planos. Depois essas imagens são analisadas com o auxílio de um software específico, onde conseguimos mensurar os desvios encontrados por meio de angulações e medidas de distância entre os segmentos. Ao final, o paciente recebe um laudo com as fotos e um relatório contendo os desvios posturais, possíveis causas e sugestões terapêuticas para a correção de cada um.
Objetivo: a avaliação postural computadorizada tem por objetivo auxiliar na prevenção e no tratamento de distúrbios músculo-esqueléticos, melhorar o rendimento no contexto clínico, esportivo e até mesmo das tarefas do dia a dia, possibilitar uma reavaliação quantitativa após tratamento.
Orientações gerais: trazer shorts curto e top (mulheres) para realizar a avaliação postural computadorizada.
Este é um teste que avalia o tipo de pisada e a distribuição de pressão nos pés. Com a baropodometria podemos analisar os sistemas de pressão, para o estudo estático e dinâmico de cargas nos pés a fim de complementar as observações clínicas e proporcionar ao paciente uma análise mais compreensível e precisa de sua pisada.
O baropodômetro é um equipamento de alta tecnologia desenvolvido para o estudo das pressões nos pés. Consiste numa plataforma com sensores que captam a pressão, conectada a um computador que recria imagens coloridas e dados estatísticos com um alto valor diagnóstico.
Ao final, o paciente que realiza o teste da pisada recebe um laudo com imagens do teste e um relatório com o tipo de pé, tipo de pisada, calçado mais adequado e sugestões terapêuticas específicas para seu caso.
Objetivo: o teste da pisada tem por objetivo a classificação do tipo de pé em: normal, cavo ou plano; e do tipo de pisada em neutra, pronada ou supinada. Além disso, esse teste analisa a distribuição de pressão na planta dos pés, auxiliando na análise da necessidade do uso de palmilhas corretivas.
Orientações gerais: trazer o tênis que corre habitualmente e a palmilha esportiva, caso já utilize.
Nessa avaliação é realizada uma filmagem do treino do atleta, no ambiente em que se está habituado (academia, parque, rua etc). São colocados marcadores em pontos anatômicos pré-estabelecidos e feita a filmagem, que depois é analisada por meio de um software específico, onde é possível analisar a angulação dos pés, tornozelos, joelhos e quadril, além da inclinação pélvica, posição do tronco e cintura escapular durante a corrida. Ao final, o paciente recebe em vídeo todas as alterações encontradas, além de um relatório contendo os desequilíbrios no padrão da corrida, suas possíveis causas e sugestões terapêuticas para a correção de cada um.
Objetivo: a avaliação biomecânica da corrida tem por objetivo identificar e compreender os mecanismos que podem ser causadores de lesões nos atletas, assim como auxiliar na correção da biomecânica da corrida, diminuindo a sobrecarga excessiva em alguns segmentos e melhorando a eficiência do corpo no esporte.
Orientações gerais: trazer o tênis que corre habitualmente, shorts e meias curtas, e top (mulheres) para realizar a avaliação biomecânica da corrida.
É um método de análise do equilíbrio postural, por meio da medida das oscilações do corpo na postura ereta. O teste é realizado numa plataforma sensível a pressão, onde se pode avaliar as oscilações corporais de diversas formas, e assim, contribuir para um diagnóstico mais preciso e específico. Ao final, o paciente recebe um laudo com imagens do teste, além de um relatório com as alterações encontradas e sugestões terapêuticas para cada uma.
Objetivo: observar a presença de instabilidade articular e alterações de equilíbrio decorrentes de alterações patológicas, lesões e/ou desequilíbrios musculares.
Orientações gerais: trazer o tênis que corre habitualmente e shorts curto.
A flexibilidade é um fator fundamental para a execução adequada dos movimentos corporais. Na prática esportiva, quanto maior for a exigência do corpo para a melhora da performance no exercício, maior deve ser a atenção que devemos dar a flexibilidade, pois sua melhora contribui para o melhor desempenho no esporte.
Benefícios de uma boa flexibilidade:
Por meio de testes ortopédicos especiais avaliamos a flexibilidade e o grau de encurtamento muscular, que pode gerar desequilíbrios musculares, alterações posturais e biomecânicas, e assim, aumentar a chance de se adquirir uma lesão.
Objetivo: avaliar a presença de encurtamento de músculos específicos.
Orientações gerais: trazer roupas confortáveis.
Os pés são a base do equilíbrio estático e dinâmico do corpo, por isso, qualquer alteração pode resultar em desconforto muscular, dor e degeneração articular dos próprios pés, tornozelos, joelhos, quadris e até da coluna.
A análise dos pés é realizada na presença e na ausência de peso corporal, por meio de medidas objetivas e também com o auxílio da avaliação baropodométrica. Após essa análise, é feita a prescrição e a palmilha pode ser confeccionada conosco ou em local de sua preferência.
Os benefícios das palmilhas são:
Objetivo: reduzir o pico de pressão nos pés e redistribuir a força de reação ao solo por toda a região plantar, além de auxiliar na correção da pisada, principalmente em casos onde há a presença de dor durante a prática esportiva.
Orientações gerais: trazer roupas confortáveis, trazer tênis que corre habitualmente, trazer palmilhas (caso já utilize).
Tratamento e prevenção de lesões por meio de exercícios específicos e adequação postural. Buscando o equilíbrio muscular, a fisioterapia dispõe de técnicas que promovem alongamento e fortalecimento muscular, prevenindo dores, cansaço e desgaste articular, proporcionando mais qualidade de vida e disposição no dia a dia.
Objetivo: avaliar, tratar, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
Orientações gerais: trazer roupas confortáveis
O método Pilates pode ser realizado no solo, com acessórios ou com aparelhos exclusivos e tem o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida de indivíduos saudáveis ou em condições patológicas.
Os exercícios visam o controle e a conexão entre corpo e mente e podem ser realizados por pessoas de todas as idades. Eles promovem o fortalecimento da musculatura que estabiliza o nosso corpo, além de trabalhar a respiração, a concentração e a percepção corporal.
Os benefícios do Pilates são inúmeros, porém podemos citar alguns:
Objetivo: Promover a saúde e a qualidade de vida de indivíduos saudáveis ou em condições patológicas.
Orientações gerais: Roupas confortáveis, não é necessário uso de tênis.
O Pilates Funcional utiliza os aparelhos de pilates e os princípios do treinamento funcional.
As aulas geralmente são em grupo e tem duração de 30 minutos, com exercícios de alta intensidade num circuito com varias estações.
Os principais benefícios do Pilates Funcional são:
Objetivo: Aumentar o gasto energético, força e resistencia muscular.
Orientações gerais: Roupas confortáveis, não é necessário uso de tênis.